quarta-feira, 22 de abril de 2009

Marcelino Freire...que figura


Que figura... me deparei com um programa, acho que no Canal Senado onde rolava uma entrevista com Marcelino Freire, que ganhou o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil.
O cara escreveu “Contos Negreiros” (livro que abocanhou o Jabuti), “Angu de Sangue” ‘eraOdito” entre outros
Que figura....o cara é meio gordinho, cabeludo, bardudinho, tênis “all star”,, camiseta desalinhada, calça jeans etc. Aquele sotaque pernambucano “arretado”, falando coisa bem interessantes sobre a literatura atual.
Essa coisa do escritor sair do pedestal. Tipo: onde tiver uma festa literária eu vou! É só convidar e eu vou! Essa coisa de escritor ficar recluso não ta com nada! Se estou escrevendo e um amigo me liga para tomar cerveja . “eu vou tomar cerveja” A tuberculose já tem cura....e por aí vai.
Ressalta a importância de “pegar o leitor a unha”, brigar com o espaço cada vez mais saturado, competir com 120 canais com a internet e tudo o mais.....
Que figura...verdadeiro agitador cultural, lendo seus contos observamos uma desenvoltura surpreendente, liberdade de expressão e o que é melhor, humor, muito humor de mais um escritor que se mostra sem papas na língua, sem preconceitos, verdadeiro escritor contemporâneo brasileiro, demonstrando que idéias boas são mais importantes do que todo um rebuscamento desnecessário de linguagem e outras chatices que tornam a literatura inacessível e não competitiva.
Marcelino nasceu em Pernambuco, Sertânia, em 1967 e incorpora está nova literatura, com desenvoltura e sem vergonha de experimentar, já tendo inclusive obras adaptadas para o teatro e televisão.
Entrem no blog http://www.eraodito.blogspot.com/ e não deixem de ler os contos “Caderno de Turismo” e “Homo Erectus”
Entrem ainda no site http://www.releituras.com.br/ para ler os contos “Amor de Poeta” e “Curso Superior” com destaque para este último que é o retrato do jovem atual com diploma embaixo do braço.
"O meu medo é que mesmo com diploma debaixo do braço andando por ai desiludido e desempregado o policial me olhe de cara feia e eu acabe fazendo uma burrice sei lá uma besteira será que vou ter direito a uma cela especial hein mãe não sei" MF
Mais um escritor desta geração que “tem um olhar de gilete. E não é auto-referente como nos anos 70”, chupinzando uma frase de Heloisa Buarque de Holanda da Ilustrada de hoje. O escritor hoje está com as antenas ligadas e viradas para todos os lados.
Ta dado o recado! Leu , leu...se não leu o pau comeu!
Que figura...(ele ou eu?)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog