quinta-feira, 30 de abril de 2009

fim da linha ou deadline


Aqui estou eu o escritor solitário, em frente ao computador no meu escritório no 11º. Andar tentando escrever um texto por encomenda. E nada.
Cabeça solta no ar voando....voando...e aterrisando no deserto sem miragens, sem coqueiros e sem mulheres nuas. O deadline chegando.
Tenho que escrever uma crônica, e este “ter” não deixa o “ser” acontecer. Que rima horrível!!! Maldito ofício! E ainda tem tema obrigatório: “Dia de Fúria em concessionária”. Meu Deus do Céu! Minha Virgem Maria!!! E o deadline...
Lembrei-me do Michael Douglas e seu filme “Um dia de Fúria”...alguém já escreveu e filmou sobre o tema com certeza melhor do que eu que sequer começo a desdobrar o assunto; Inveja.
Logo eu um pobre cronista modorrento, buscando inspiração nas paredes brancas do apartamento; outra riminha pobre e sofrível. E o deadline à espreita.
Para não perder o deadline precisava mesmo era de um ghostwriter.(penso). Que abuso de estrangeirismos!; Este texto está uma merda, mesmo sabendo que o uso excessivo de palavras de baixo calão podem transformar o texto numa bosta só!
E quanto mais escrevo mais merda, mais bosta vejo . A redundância, as riminhas e os palavrões novamente....
Lembrei-me subitamente daquele cara que em 1967 num acesso de fúria quebrou o violão no Festival de Música. Como era o nome dele mesmo?Ah....Sérgio Ricardo.(...) grande Sérgio Ricardo (...) E daí?
Sem saber a razão dos Deuses veio em mente aquela música “hoje é festa lá no meu apê” do cantor e compositor Latino! (???) Agora o texto desandou de vez.... Próximo passo: pornografia
Mas escapei dos sites de sacanagem. O deadline falou mais alto.
Fico no youtube vendo várias vezes um vídeo do World Trade Center caindo....desmanchando em fúria....como o tema proposto...como eu; ato contínuo passei para terremotos na Bolívia, maremotos na Indonésia, rebeliões de presos no Brasil.....E NADA.
Maldita falta de idéias Batman!!! ; evite o lugar-comum...evite o lugar-comum...evite os estrangeirismos” (penso). Esse (penso/penso...). Evite os parêntesis...(penso).
O deadline e o estrangeirismo redundante novamente.
Lembrei-me de Ernest Hemingway: “escreva positivamente e com vigor”(...) “- Mas como barba branca? Como? Quem é você para me dizer isso? Logo você que enfiou uma espingarda de dois canos na boca e puxou o gatilho?!”
E após a citação supra ocorreu-me, data vênia, uma frase de um amigo: “quem cita muito não tem idéias próprias” (mais uma citação/mais um parêntesis agravado por um latinismo rebuscado e obviamente desnecessário).
E no turbilhão de falta de idéias, talento, redundâncias, estrangeirismos, lugares-comuns, inveja, parêntesis, rimas pobres, palavrões, latinismos, rebuscamentos e citações, minutos antes do redundante deadline....quem veio-me novamente à cabeça? Sim. Ele: Sérgio Ricardo...O GRANDE...
No meu escritório no 11º. andar arranco com fúria incontida o computador da tomada e mando tudo janela abaixo; o que por óbvio não poderia ser janela acima.
Saio na sacada e grito bem alto como o Sérgio Ricardo: “- VOCÊS GANHARAM! VOCÊS GANHARAM!” (mais uma citação).
E nesta situação extrema termino este texto com a minha velha caneta Bic. (como vocês podem ver)
FIM

Nenhum comentário:

Arquivo do blog