quinta-feira, 2 de outubro de 2008

caio fernando abreu





Mais uma descoberta. Por diversas motivações passei a conhecer esse grande escritor das pequenas coisas, dos anti-heróis, das miudezas da vida.
A foto a beira mar, cabelo hippie, carango velho, viajando...quem sabe para o sítio de Hilda Hist vem a motivar qualquer um e desperta uma saudade daquele período em que não vivemos por mera questão de gerações...quando o sonho de consumo era ir para Katmandu e fazer experimentações.
Escritor de cultura linguística indiscutível, português impecável e idéias bem colocadas, de uma criatividade ímpar, um dos poucos escritores que li, que tem uma marca, um modo próprio de escrever.
O interessante e como ressalta Lígia Fagundes Telles, é que o escritor não se atém à modismos, e estilo passageiro, escreve aquilo que tem vontade de escrever, sendo que em uma análise do próprio, até meados do fim da vida não atingiu o profissionalismo, sendo o ato de escrever um ato necessário, que vem das entranhas e não da superfície.
O Ovo Apunhalado é datado(???)...(só se vc ler o período em que foi escrito). Os textos são atemporais, embora as idéias reflitam aquela coisa da época, quem sabe de ácido lisérgico , dos Beatles e do "flower power", margaridas, avencas e outras cositas.
Já o Ovelhas Negras é puro tesão para quem gosta de escrever. É uma viagem pela evolução do escritor, como escritor e como pessoa, desde os 14 anos até meados de 1995.
Observamos já no primeiro conto que o cara tinha que ser escritor, já brincava com a escrita e suas possibilidades estéticas criando um "climão" ora um anti-climax.
Na contramão de outro escritor citado neste Blog(que queima aquilo que não gosta e vive fazendo fogueiras), o Caio tem essa mania(a meu ver salutar) de guardar os pedaços de textos, pseudo-textos que muito embora numa primeira análise nada possuem em última análise ou dependendo de quem analisa possuem a capacidade que tanscende o próprio texto de emocionar demonstrando o novo escondido nas entrelinhas.
Vivendo e aprendendo....fico devendo a foto do escritor em sua fase "doidona"!!!!!
LEIAM! É O QUE É MELHOR É BARATINHO E TEM EM "POCKET"!!!!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog