domingo, 18 de janeiro de 2009

O homem da quitinete de marfim




Agora estamos nas crônicas onde com a coragem de sempre Marcelo Mirisola detona a classe média, Caetano e Feelings, Ed Motta, Chico e Budapeste, SP Fashion Week, Kikitos, Lula, Nando Reis, Fernanda Yong, Rita Lee(ou será Serguei?), Sertanejos, Tarcício Meira(ex-galã arriado), Penélope, Ayrton Senna ,Zíbia Gaspareto, Olimpíadas, cineastas banqueiros, "a turma do gueto" e cara feia(rap), Ferréz, "cavanhaque fashion" , demais "Gagliassos da vida" e todo o "mundinho barrichello"
Por outro lado eleva Primo Levi, Nelson Gonçalves, Juliano Garcia Pessanha, JunichiroTanizaki, Cioran, Guga , disk-pizza , batatinhas sabor churrasco e pipocas amanteigadas.
Enfim, leitura de prazer inconfessável, lá na Bertioga, no meio do apartheid social Bertioga/Riviera de São Lourenço, comendo pescadas e tomando cervejas em lata(do lado pobre é óbvio!).
Você pode até discordar de Mirisola, mas uma coisa é fato: o cara é corajoso pra caramba e cara-de-pau a ponte de resenhar seu próprio livro e dizer-se - "maior escritor vivo - e negligenciado - da língua portuguesa".
O duro é que é a mais pura verdade dele: "o mestre do insuportável"
Até quando todo mundo vai fingir que Marcelo Mirisola não existe????? Por favor, desejem a morte de Mirisola, mas não o ignorem!

2 comentários:

Dany disse...

Estou lendo uma crônica dela pra um trabalho da faculdade e encontrei um pouco de dificuldade em entender algumas coisas que Mirisola tenta nós informa. Mais, modestia parte, sua coragem e escrver sobre essas assuntos de certa foram inspira a gente.
Bjos....

Luiz Tinoco Cabral disse...

Valeu Dani, Mirisola não é fácil, tem que conhecer um pouco da totalidade da obra dela para compreender onde o cara quer chegar. Tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente o que também ajudou bastante já que sua obra tem um tanto de pessoalidade - mas garanto que tudo não paça de autoficção, uma brincadeira consigo e com a sociedade que o rodeia. Grande abraço Tinoco sugestão leia a crônica dele "basta um verniz para ser feliz" é ótima.