segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Atleta e o Velho Safado




2028, o Brasil como a maior potência econômica mundial é sede pela primeira vez dos Jogos Olímpicos.(futurismo ou delírio???).
O rapaz de quarenta e dois anos acorda às onze e trinta com uma terrível ressaca em uma manhã chuvosa, negra e poluída na cidade de Santo André/SP. Ele é solteiro, tem quarenta e dois anos mas aparenta bem mais. Pesa exatos oitenta e nove quilos e meio o que não lhe cai bem considerando ter um metro e sessenta e nove de altura.(um a menos do que este pobre cronista que abaixo subscreve).A barriga proeminente e flácida cultivada em anos de sedentarismo encobre o cinto em torno da calça; as olheiras da ressaca em torno de seus olhos negros lhe dão uma aparência de zumbi, misturado com vampiro, o que de certo combina muito com seu cabelo cumprido e ensebado que não vê uma tesoura a tanto tempo. Sua roupa maltrapilha e suja lhe dá uma aparência de mendigo vagabundo, o que aliás só não é verdade porque desde um ano após as Olimpíadas de Pequim recebe uma vergonhosa aposentadoria por invalidez da Previdência Social que lhe possibilita beber pinga e ligar para o disk-putas sem ter que pedir dinheiro nas esquinas da cidade. Aposentou-se após sofrer os horrores da síndrome de “burn-out”ou para os puristas - crise aguda de estresse decorrente de sobrecarga no trabalho.
Olhou no espelho e não gostou do que viu. “As aparências enganam...os outros!”(pensou e sorriu sarcasticamente). Ligou a televisão e os canais só falavam da porra da merda das Olimpíadas de São Paulo. Desligou rapidamente. “– Que porra!” Gritou sozinho.
Saiu na rua e encontrou sua irmã toda atleta, toda animada, toda exemplo como sempre foi. – “Quer ir para São Paulo? Hoje é a abertura das Olimpíadas. Tenho ingresso!” Com um olhar perdido no horizonte e uma dor dilacerante no peito, recusou-se a responder....virou às costas e foi para o famoso bar do “copo sujo” de seu compadre Genésio como fazia todos os dias na hora do almoço desde que se aposentou.
Cumprimentou respeitosamente todos os bêbados que começavam a enfileirar garrafas na mesa. Pediu uma branquinha para variar, jogou dois dedos no chão para o santo do dia e começou à fazer sua fileira irregular de mini-copinhos de geléia. A televisão do bar mostrava a porra da merda da festa de abertura Olímpica. -“Oooo Genésio desliga está merda!?”- Foi atendido prontamente;
No fundo do copo começou a vislumbrar seu passado e a pinga começou a liberar reminiscências profundas e dramáticas que culminaram na pergunta de sempre “-Onde foi que eu errei?” E o choro lhe veio fácil e farto em um pulo. E que pulo...
Amparado por Genésio foi para um quartinho nos fundos do bar onde um colchão porcamente imundo lhe esperava. Mas o sono não veio. “E essa barata gorda andando na parede?... e essa festa toda aqui do lado?!?”....(pensou).E aquela frase maldita que lhe acompanhava à 20 anos como um mantra veio a tona em um salto: “_Esse garoto se destruiu, ele está destruído...esse garoto se destruiu, ele está destruído”....
E estava. Lembrou-se subitamente de uma frase de Charles Bukowski - "Não sei quanto às outras pessoas, mas quando me abaixo para colocar os sapatos de manhã, penso: Deus Todo-Poderoso, o que mais agora?"

Nenhum comentário: