domingo, 18 de janeiro de 2009

Livros de Aventura e Amyr Klink



"intensos esses instantes que vivemos, impressos num perfeito e mágico rastro de luz" Amyr Klink



"Na linha d`agua". Livro bom para ler no Guarujá, muita chuva, muito mar em frente, na Praia da Enseada, que estranhamente estava cercada de urubus e pombas, estes últimos, sem qualquer cerimônia, comeram toda a minha porção de pescada à dorê. Paciência; não estava mesmo grande coisa.
Quanto aos urubus, ouvi os comentários do proprietário do quiosque: - Esse Guarujá tá atraindo cada bicho estranho...
Livro menor de Amyr Klink. "Na linha d'água" Aliás li todos os livros de Amyr. Desde a Viagem Épica da África ao Brasil(remando) até a Fantástica viagem "solo" para passar o inverno na Antártica(no veleiro Parati). Este novo livro é sobre a idéia de um barco - ParatiII" até tornar-se realidade. Um misto de perseverança, sonho, trabalho árduo e compensação que culmina num barco impecável, simples e seguro, e em decorrência viagens bem mais chatas e sem graça para o leitor comum.
Porém...por analogia podemos aplicar a aventura de Amyr nas diversas aventuras a que estamos sujeitos no nosso dia a dia e na nossa busca pessoal.
Uma mensagem otimista, já que Amyr é um empreendedor de sucesso, embora em atividade tão distante de nossa realidade, ou ao menos da realidade de muitos.(navegação/exploração profissional)
É muito interessante a parte em que Amyr tem que cruzar com seu barco de várias toneladas de Itapevi, onde foi construido até litoral, passando pela cidade de São Paulo, com transporte especial. A aventura náutica mais estapafúrdia que poder-se-ia imaginar, demonstrando inclusive que a aventura real pode estar em qualquer lugar: desvendando lugares inóspitos, mares, entraves burocráticos ou vencendo viadutos que não correspondem a altura indicada;
Necessário ressaltar a minha paixão por livros de aventura.
Tudo começou com a Tia Guiomar que me deu alguns livros/gibis do Tintim. Depois comprei a coleção inteira, fui com ele até a lua, Tibete, Otokar e outros lugares improváveis.
Após, teve o próprio Amyr, Shacketon e seu "Endurance"(a maior aventura de todos os tempos), viagem à foz do Rio Nilo com Sir. Richard Francis Burton(que não é o ator), Thor Heyerdahl e o "Kon-tiki" , família Schuman, escaladas diversas com Waldemar Niclevicz, Jon Krakauer, Mallory e Irvine; ralies com Cyril Neveu, viagens a ilhas exóticas com Stevenson, caçando baleias com Melville, pescando com Hemingway, indo para Antártica com Scott("a pior viagem do mundo") e porque não viajando pela Europa, Rota 66 e Machu Pichu com meu amigo de infância Sérgio Motta...
A lista é grande e não necessariamente na ordem acima proposta apenas de forma exemplificativa e é um gênero de literatura que me fascina já que foge do lugar comum e literalmente nos leva a lugares incomuns, bem distante da nossa massacrante rotina diária.
Tais livros me desperam um outro fascinio que levo pela vida. As viagens diversas, sempre buscando algo novo e mais distante. Talvez a literatura tenha me levado a fazer a trilha inca, Patagônia, aos picos de montanhas que conheci, cachoeiras, chapadas, rios, trilhas, etc.
Enfim. Mais um livro de Amyr Klink. Mais um aprendizado. Mais uma inspiração. Quem me conhece sabe! O importante é sempre estar "na linha dágua". Quem leu sabe!

Nenhum comentário: