terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Scott Turow amigo de fé


Falar de Scott Turow é falar um pouco de um amigo muito próximo, embora não o conheça e sequer tenha a possibilidade remota de conhecê-lo pessoalmente. Scott Turow é aquele exemplo de pessoa bem sucedida . Advogado brilhante, formado em Harvard; além de advogado é um escritor de thrillers jurídicos de grande apelo comercial vendidos no mundo inteiro.
Mas para falar de Scott temos que lembrar de seu primeiro livro que não é um romance, mas uma breve autobiografia que relata um ano crucial em sua vida. O primeiro ano na Faculdade de Harvard. Ali temos a razão da pessoa bem sucedida. O esforço pessoal sem esquecer a ética, que aliás nunca é esquecida em seus livros. São os dilemas éticos dos operadores e estudantes do direito.
Depois disso veio o sucesso retumbante de “Acima de qualquer suspeita” e outros bons livros que culminaram no atual “Os limites da lei”, onde sempre somos obrigados a olhar para nós mesmos, na nossa conduta como advogados , membros do poder judiciário, Juízes e seres humanos em sentido amplo. A ética nunca dissociada da profissão e das relações humanas em geral.
Muitos podem falar que Scott escreve roteiros fáceis para cinema. É verdade...o aspecto comercial está sempre lá, na ânsia de entreter com boas histórias do mundo jurídico e com um tema que cai como uma luva para o público americano(principalmente) que adora as peripécias do “mundo legal”. Porém se o leitor pinçar melhor poderá ver um interesse maior nas entrelinhas...É só isso que gostaria de ressaltar de um amigo muito próximo. Afinal de contas “amigo é para essas coisas” e Scott foi algumas vezes crucial para não me afastar do direito, não me deixar levar pelo desânimo profundo que as instituições jurídicas e situações profissionais as vezes me causam. Scott Turow é pura paixão pelo direito apaixonante, o direito ético, o direito bonito dos livros e não o direito da realidade tacanha, precária e mesquinha que muitas vezes nos cerca.
Valeu my friend!!!

Nenhum comentário: