segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A vida não é um suicídio




Quando você estiver triste, achando que sua vida é uma droga, que tudo de ruim acontece com você, que nada mais vale a pena, que a alma se esvai em devaneios insanos, que tudo que vc passa são enganos. Leia o livro "É isto um homem?" de Primo Levi.
Nada nesta vida é por acaso e até em Auschwitz como perseguidor ou perseguido, um homem pode aprender um pouco sobre sua natureza e a dos demais;
O livro é de estarrecer. Melhor relato em primeira pessoa dos horrores de um campo de concentração que se tem notícia. É de arrepiar.
Então deixa o livro falar por si:
"Frente a este mundo infernal, minhas idéias se confundem; será mesmo necessário elaborar um sistema e observá-lo? Não será melhor compreender que não se possui sistema algum?"
"A capacidade humana de cavar-se uma toca, de criar uma casca, de erguer ao redor de si uma tênue barreira defensiva, ainda que em circustâncias aparentemente desesperadas, é espantosa e mereceria um estudo profundo"
"Porque assim é a natureza humana: as penas padecidas simultaneamente não se somam em nossa sensibilidade; ocultam-se, as menores atrás das maiores, conforme uma lei de prioridades bem definida"
"frente à pressão da nescessidade e do sofrimento físico, muitos hábitos, muitos instintos sociais são reduzidos ao silêncio"
"considera-se tanto mais civilizado um país, quanto mais sábias e eficientes são suas leis que impedem o miserável ser miserável demais, e ao poderoso ser poderoso demais"
"A não ser por grandes golpes de sorte, era praticamente impossível sobreviver sem renunciar a nada de seu próprio mundo moral; isso foi concedido a uns poucos seres superiores, da fibra dos mártires e dos santos"
"Parecia impossível que existisse realmente um mundo e um tempo, a não ser nosso mundo de lama e nosso tempo estéril e estagnado, para o qual já não conseguíamos imaginar um fim."
"Para os homens vivos as unidades de tempo sempre têm um valor, tanto maior quanto maiores são os recursos interiores de quem as percorre"
"Sorte que hoje não há vento. É estranho: de alguma maneira, sempre tem-se a impressão de ter sorte: de que alguma circunstância, ainda que insignificante, nos segure à beira do desespero, nos permita viver"
"Uma parte da nossa existência está nas almas de quem se aproxima de nós"
Ou seja um livro muito bem escrito que entra no cerne da existência e do ser humano, numa situação peculiar, do ponto de vista de uma pessoa de muita fibra, que vivenciou o pior dos pesadelos em terra e não perdeu a esperança e a fé.
E eu aqui reclamando da fila no banco, da espera prolongada no cartório!!!!
E dane-se a posição de vários biográfos quanto ao suicídio de Levi. NÃO ACREDITO!
Não acredito que um cara que passou por tudo aquilo com tanta dignidade e tesão pela vida ia entregar a vida num suicídio tosco, num fosso de edifício, queda do terceiro andar(sem nenhum bilhete). Legítimo acidente. Só não enxerga quem não quer ver!!!
E adorei a capa com a foto de um arame farpado envolto por uma delicada teia de aranha, um fundo verde e azul. O livro é exatamente isto. A poesia da natureza humana e da convivência nos lugares mais improváveis.
Bela foto. Bela capa. Belo livro. E como diria outro italiano ilustre - Roberto Benigni: "A vida é bela".

Nenhum comentário: