sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Alberto Fuguet - Baixo Astral


Trata-se de um livro, ou melhor um puta livro legal, que fala sobre um adolescente rico latino americano residente no Chile na década de 80.
Seus pontos de referência e alienação aos poucos e após várias crises vão se dissipando, culminando no apoteótico amadurecimento às duras penas.
Dosado com muitas situações hiper interessantes e bem escritas, cenas dignas de um "road movie", a estória se passa em uma semana(semana de votação do "Sim" e do Não" à Constituição de Pinochet).
O personagem Martìns Vicuna, um jovem de 17 anos(quase 18) extremamente inteligente,fruto de uma educação bem cuidada em escolas particulares, porém alienado e patético,passa seus dias em viagens estudantis, bares da moda, festas em casas cinematográficas de seus amigos ricos, prostíbulos de luxo, cheirando cocaína, se entupindo de bebida(rótulo preto) e criticando sua vida as pessoas qeu o cercam e o mundo como um adolescente mimado em constante baixo astral.
Aos poucos o personagem vai descobrindo a sua verdadeira identidade, bem como verdadeira situação de seu País e do mundo.
Dito desta forma a coisa toda parece piegas, cópia com final moralista do livro "O apanhador nos campos de Centeio" Sellinger
Não é bem assim já que o próprio autor brinca em seu livro com a comparação inevitável, traçando inclusive as diferenças e semelhanças de um jovem primeiro-mundista de Nova York com um jovem terceiro-mundista do Chile.
Vide algumas informações que reputo interessantes: Alberto Fuguet nasceu em Santiago, em 1964, e viveu na Califórnia até os 12 anos em virtude do trabalho de seus pais naquele País(não tem nada haver com exílio e outras cositas latinas) retornando posteriormente ao seu País de origem. Formado em Jornalismo na Universidade do Chile, foi crítico de rock, cinema e colunista do El Mercurio e é considerado um lider da nova literatura latino americana.
"...uma geração inteira de escritores pretende descartar a noção que realismo mágico é tudo na ficção latino americana. Alberto Fuguet emerge como a ''''''''mais irresistível voz'''''''', diz Mario Vargas Llosa, '''''''' por sua prosa segura e idéias ambiciosas, assim como a liderança que assume entre outros jovens parricidas''''''''." Revista Time"
Imperdível!!!

Nenhum comentário: