sábado, 2 de maio de 2009

coisa de louco


Sabe aqueles dias em que vc acorda, olha no espelho e indaga: - Sou louco?!?
Pois não é só você. Bernardo Bertolucci a muito tempo atrás dizia que a sua maior angústia e medo, relacionava-se ao sentimento de loucura, de não mais conseguir separar a realidade da ficção, emfim, o famoso "medo de enlouquecer".
Mas enfim o que significa esse medo?
É o medo de ser tachado de maluco, da exclusão social, da perda dos direitos civis e de expressão.
A acusação de loucura é a arma dos "normais" contra os "diferentes", que buscam o intangível e fazem girar o mundo.
Bertolucci viveu na pele essa acusação. Foi condenado por obscenidade quando realizou sua obra-prima "O Último Tango em Paris"; foi preso e perdeu o direito de votar, passando então a pertencer a casta restrita da minoria, devido ao patrulhamento indócil contra as minorias em seu País.
Então quando estiver se achando louco. Lembre-se de Jung:
"Não podemos escapar de ser influenciados por conteúdos psíquicos, é nossa condição natural; por isso sempre fico desconfiado quando alguém me assevera que é muito normal, pessoas normais em excesso são apenas loucos compensados. O homem realmente normal não tem necessidade de ser sempre correto, ou de sublimar sua normalidade, ele pode ser possuído por uma idéia, uma convicção, um sentimento, ele pode viver todos os lados de si mesmo e fazer muitas coisas loucas"
Portanto não saia por aí gritando em altos brados aquele jargão daquele impagável personagem interpretado pelo saudoso Francisco Milani: "EU SOU NORMAL!!!!!!!!!!!"
"eu juro que é melhor/ não ser um normal/ se eu posso pensar que Deus sou eu..."(balada do louco - Arnaldo Baptista e Rita Lee); afinal "loucura pouca é bobagem" (Luciano Alves e Sérgio Dias).

Nenhum comentário: